8 de julho de 2024
Ana Laura
(Reportagem por Ana Laura Becker e Emilly França)
Nesta sexta-feira, 5, ocorreu no município de Turvo a 2ª edição da Feira do Empreendedor, ExpoEdite. A feira, que é uma iniciativa do Colégio Estadual Cívico-Militar Edite Cordeiro Marques e tem coordenação da professora Valdineia Aparecida Schinemann, é a oportunidade para que os alunos possam colocar em prática os conhecimentos teóricos sobre Empreendedorismo e Educação Financeira.
O Cilla Tech Park é parceiro do evento e faz parte do processo de construção desde sua primeira edição. Em 2023, no Celeiro de Inovação do CTP, os estudantes tiveram diversas mentorias e dinâmicas voltadas ao empreendedorismo, inovação e educação financeira.
Para a edição de 2024, em 11 de junho, a equipe do CTP participou da avaliação dos projetos, realizada na câmara de vereadores de Turvo, onde os estudantes fizeram o pitch, apresentação de venda rápida, de seus negócios e a banca avaliou desde a apresentação, a disposição dos alimentos, sabor, proposta, valor, entre outros elementos.
Na feira, os estudantes tiveram suas próprias barraquinhas gastronômicas e de produtos artesanais, que puderam vender para toda a comunidade. O evento contou também com apresentações culturais, como um desfile sustentável e judô.
Para Maria Clara de Oliveira, participante da ExpoEdite, a feira é uma ótima oportunidade para crescimento próprio e coletivo. “A gente fica muito feliz com essas iniciativas do nosso Colégio que trazem essa experiência de empreendedorismo pra gente, que preparam a gente pro mercado de trabalho”, conta a estudante. Júlia Braga Penteado, também participante da Feira do Empreendedor, concorda com Maria: “A feira é muito importante para a gente saber sobre empreendedorismo, saber lidar com dinheiro, e até entender a relação entre as pessoas aqui dentro da barraca, entender da organização…”, comenta.
O Núcleo Regional de Educação de Guarapuava e o Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do município também estiveram presentes no evento. “Muito importante esse momento, que além de despertar, desenvolver as habilidades empreendedoras nos alunos, está disseminando a cultura empreendedora no município”, afirmou Ana Klosouski Andrade, Presidente do Fórum CT&I.
O CTP acredita que ao trabalhar a inovação e o empreendedorismo desde a base, é possível proporcionar à sociedade melhores futuros.
CONTATO