Comunidade de Startups de Guarapuava

4 de agosto de 2023

Ana Laura

 

Segundo encontro do Nevalley na 3CPlus

 

O Nevalley, comunidade de startups de Guarapuava, foi criado no primeiro trimestre de 2018, com o objetivo de unir pessoas que estavam em busca de novidades para a região, para fomentar o desenvolvimento econômico da cidade. O nome escolhido significa vale nevado e remete ao período em que nevou em Guarapuava. O movimento foi construído com startups da época e persistiu até meados da pandemia. Entretanto, como na época o ecossistema não estava tão fortalecido e havia poucas startups na cidade, o movimento foi enfraquecendo. 

 

Em 2019, o startupeiro Heverson Pereira, com sua empresa residente no CTP, começou a participar das ações de fortalecimento do ecossistema de inovação e iniciou o desenvolvimento de suas startups. Quando descobriu a existência da comunidade, ele começou a busca para reerguer a comunidade. Junto com membros antigos, novos e parceiros, Heverson mobilizou as startups de Guarapuava e reacendeu a chama do Nevalley.  

“A primeira coisa que toda organização precisa fazer é entender os seus motivos. Eu conversei com os antigos participantes do Nevalley […] e eles até então não tinham um Planejamento Estratégico e pra que que serve planejamento estratégico? É exatamente pra gente entender o que que a gente é, onde a gente está e pra onde a gente vai e planejar ações pra isso.”, explicou Heverson. 

Para estabelecer a missão, os objetivos e efetivar o Nevalley como uma comunidade ativa que apoia o desenvolvimento regional, foram iniciados os encontros para a criação do Planejamento Estratégico. Para tanto, o Nevalley está realizando um ciclo de reuniões que terá duração de três meses, para alinhar visões e definir as ações. 

O primeiro encontro foi sediado no Cilla Tech Park pois, segundo Heverson, o CTP é, atualmente, a casa do Nevalley. “Não tem como falar de Nevalley sem falar de vários parceiros como o CTP, o Sebrae, o Gav Conecta da RPC, as incubadoras das universidades, entre outros e sem eles não existe Nevalley.”, acrescentou Pereira. 

Com a mediação do Dr. Marcos de Castro, representante do Sebrae, os membros e parceiros do Nevalley começaram a trabalhar nos pontos principais para direcionar os trabalhos da comunidade.  “A gente espera alinhar os pensamentos individuais num propósito coletivo por meio da cooperação. Então o planejamento, nesse momento, tem esse propósito de compreendermos até que ponto nós estamos compartilhando os mesmos valores, para alinharmos ideias e ao final do trabalho a ideia é ter um plano de ação em termos de médio e longo prazo para o Nevalley”, comentou o professor. 

Para Henrique Amorim, um dos fundadores do Nevalley, o cenário atual é oportuno para a reestruturação da comunidade: “Tem muita startup surgindo e a importância é ter alguém pra ajudar nesse processo, para auxiliar na conexão com outras pessoas que pensam igual, ajudar essas empresas crescerem e também pensar na questão econômica à longo prazo, na criação de novos negócios”, comentou. 

Agregar conhecimento e mudança é um ponto comentado pela equipe do Nevalley: “Isso é uma ressignificação, é o que a gente aprendeu visitando outros ecossistemas, que a gente está ressignificando a comunidade e não mudando ela, ela continua sendo uma comunidade de startups, mas talvez agora com outros objetivos.”, disse Heverson. 

“O momento de reestruturação é esse. É […] encontrar pessoas que querem gerar esse movimento, que tem o mesmo propósito. Ou seja, quem tem negócios de inovação e querem se juntar, se ajudar e gerar movimento no nosso ecossistema, pra que a gente consiga ter uma força e uma longevidade”, finalizou Henrique. 

Para participar do movimento, entre em contato com o Cilla Tech Park para ser encaminhada ao Nevalley ou envie uma mensagem no Instagram @_nevalley.  

 

 

Confira as últimas
notícias & eventos

mapa
Copyright 2023 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por FUEL AGÊNCIA WEB