Foram 1024 ações e projetos realizados pelos atores do Ecossistema de Inovação entre 2023 e 2024

27 de novembro de 2024

Ana Laura

 

Confira o vídeo sobre o encontro: https://ctp.org.br/blog/forum-cti-divulga-o-monitoramento-das-propostas-da-conferencia-guarapuava-2035/

Nesta terça-feira, 26, foi realizada a 49ª Reunião Ordinária do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, em parceria com o Sebrae Pr. O encontro foi realizado no Centro Universitário Campo Real e abordou sobre o Monitoramento das Propostas da Conferência Guarapuava 2035.

 

A Conferência Guarapuava 2035 é um movimento dos integrantes do Fórum e parceiros, que iniciou em 2022, quando elaboraram 62 propostas ligadas a 4 pilares que se erguem como alicerces para a Guarapuava de 2035: Ecossistema de inovação vibrante, Educação e formação de talentos do futuro, Cidade inteligente e sustentável, Engajamento da sociedade e cultura de inovação.

 

O diagnóstico de 2024, contabilizou todos os projetos e ações dos atores do Ecossistema de Inovação que cumpriam as metas estabelecidas na conferência. O monitoramento passou pelas fases da coleta do Termo de Adesão, a Realização do diagnóstico, a Análise dos projetos e ações, Reunião de devolutiva e por fim, com o evento desta terça, a apresentação dos dados ao fórum.

 

Para a Realização do Diagnóstico, os consultores do Sebrae fizeram entrevistas presenciais com todos os envolvidos, para mapear os projetos e ações que os atores desenvolveram nos anos de 2023 e 2024. Na análise, verificaram quais projetos e ações estão vinculados às propostas da CG2035. “O Sebrae tem um papel importante de viabilizar esses estudos, de ajudar nessa construção para poder, recorrentemente, monitorar e acompanhar esse percorrer, para alcançar os objetivos”, comentou Michael Douglas Camilo, Gerente da Regional Centro no Sebrae PR.

 

Segundo Isabelle Cordova, do Centro Universitário Campo Real, que participou do monitoramento, após o diagnóstico os consultores fizeram descrições dos projetos mais importantes para o ator. “Foi feito também uma recomendação, de quais propostas aquele ator poderia desenvolver para o ano de 2025”, afirmou.

 

Ao final, foram reunidos todos os diagnósticos para ter a análise do cenário total de Guarapuava. “A gente consegue trazer nesse documento qual a porcentagem de instituições que estão desenvolvendo algum esforço, o que é o esforço? Se tem pelo uma ação ou um projeto desenvolvido para uma proposta”, explica.

 

Para apresentação, a reunião contou não só com a participação dos membros das instituições integrantes do fórum, mas também foram convidados os integrantes da nova gestão municipal e vereadores eleitos. Segundo Paulo Alvim, Vice-Presidente do Fórum e CEO do Cilla Tech Park, esta participação foi muito importante para o ecossistema. “Para que a gente leve a pauta de ciência e tecnologia e o trabalho do fórum para o novo Executivo e, principalmente, para a nova Câmara Legislativa”, comentou.

 

Os resultados apresentados foram que 48 instituições participaram do diagnóstico, foram mapeadas 573 ações, 451 projetos, totalizando 1024 atividades em prol de uma Guarapuava mais inovadora. Os próximos passos são analisar as propostas que não foram tão aderidas e criar projetos e ações que as promovam em 2025. “2035 tá aí e a gente precisa agilizar essa transformação, precisa fazer acontecer, o Fórum é um ambiente de discussão, mas cada ator no seu dia a dia, realiza essa transformação”, afirmou Luciedi Esper, 1ª secretária do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Confira as últimas
notícias & eventos

mapa
Copyright 2023 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por FUEL AGÊNCIA WEB