Serão 114 vagas ofertadas na unidade e a prova será realizada de maneira presencial

23 de março de 2023

Ana Laura

 

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, há 13 anos usa apenas o Sisu como forma de ingresso. Neste ano de 2023, a Universidade retorna com o vestibular, ofertando mais uma possibilidade para que os alunos entrem nos cursos dos 13 campi. São 3.006 vagas, em 107 cursos de graduação da UTFPR. Segundo o Diretor Geral do Campus Guarapuava, Marcelo Granza, o vestibular possibilita um relacionamento com a comunidade e valoriza os estudantes regionais. 

Como o Campus de Guarapuava é mais recente, será a primeira vez que a prova será aplicada na unidade. Para a cidade são 114 vagas, divididas nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Sistema para internet e, a novidade em 2023, Engenharia Mecatrônica.  

O vestibular possibilitará que os alunos façam a prova tanto para os cursos ofertados no Campus Guarapuava, quanto para os cursos que estejam disponíveis em outras cidades. O estudante poderá selecionar duas opções de cursos no ato da inscrição.   

As inscrições deverão ser realizadas pela página do vestibular, de 27 de março até 9 de maio, e terão custo de R$150. Candidatos que comprovarem não poder realizar o pagamento podem solicitar isenção da taxa até 12 de abril.   

Durante a inscrição, o candidato deverá optar por uma das três modalidades: ampla concorrência, cotista ou treineiro. As cotas são direcionadas aos alunos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Há reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.  

A prova será realizada no dia 4 de junho, às 14h e terá 5h de duração. A parte de múltipla escolha cobrará conhecimento gerais e, no caso do Campus de Guarapuava, a matemática terá um peso maior por conta da característica dos cursos ofertados, além da redação. 

Candidatos que apresentem deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão solicitar adaptações. Para estes candidatos e para lactantes, será possível solicitar na inscrição um tempo adicional de 60 minutos para a realização das provas.  

A direção do Campus Guarapuava da UTFPR, salienta que como uma universidade federal os cursos são 100% gratuitos e oferecem diversas possibilidades de bolsas para pesquisas, monitorias e projetos de extensão, além de oportunidade de auxílios para seus estudantes. Todos os acadêmicos da UTFPR pagam apenas R$ 3,50 no Restaurante Universitário.   

Granza destaca que a universidade vai além dos cursos, a UTFPR incentiva o empreendedorismo e contém a matéria na grade curricular, possui incubadora para que os alunos tenham apoio no desenvolvimento de suas ideias inovadoras, conta com empresas juniores que são associações civis sem fins lucrativos, constituída por alunos e supervisionada pelos professores, que prestam serviços e desenvolvem projetos que contribuam com o desenvolvimento regional e do país. 

A UTFPR é uma das Fundadoras Tecnocientífica do Cilla Tech Park, o que possibilita, principalmente aos acadêmicos do Campus Guarapuava, uma conexão com as ações de empreendedorismo, sustentabilidade, tecnologia e inovação do parque tecnológico.  

Para saber mais sobre como participar do vestibular, acesse: página do vestibular. 

#ciilatechpark #utfpr #campusguarapuava #vestibular

Confira as últimas
notícias & eventos

mapa
Copyright 2023 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por FUEL AGÊNCIA WEB