O termo formaliza o início de diversas ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento regional, à inovação tecnológica e ao impacto social

3 de dezembro de 2024

Emilly França

Ocorreu na tarde da última quinta-feira, (28), a cerimônia de assinatura do termo de cooperação entre a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro (FAU) e a Repinho, com apoio do Cilla Tech Park (CTP). O objetivo é criar uma consultoria personalizada ao público de Guarapuava e região e atender demandas nas áreas de saúde, educação, tecnologia, agronegócio e inovação, com foco em melhorar a competitividade, eficiência e sustentabilidade das organizações envolvidas.

 

A cerimônia foi realizada na sede do CTP, o parque tecnológico de Guarapuava e contou com a presença de personalidades acadêmicas, políticas e empresariais. Estiveram presentes o Reitor da Unicentro Fábio Hernandes, o Vice-Reitor Ademir Juracy Fanfa Ribas, o Diretor Presidente da Fau Unicentro Paulo Sérgio Sirityuk, a Professora e Pesquisadora do Curso de Medicina da Unicentro Renata Marino Romano, o Diretor Presidente da Repinho Odacir Antonelli, o Deputado Estadual Artagão de Mattos Leão Júnior, o Presidente do Cilla Tech Park Vilso Dubena, o prefeito eleito de Guarapuava Denilson Baitala, o Vereador Pedro Moraes, a Vereadora Bia, ambos da câmara municipal de Guarapuava, e a comunidade acadêmica da Unicentro, professores e agentes universitários e integrantes do Cilla Tech Park.

 

A colaboração entre a Unicentro e a Repinho surgiu da crescente demanda de soluções adaptadas às realidades locais e setoriais. Esta parceria une instituições que se movem em direção a um mesmo objetivo, trabalhando de forma colaborativa e promovendo a inovação para o município, para o estado e para o país. 

 

De acordo com Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor da Unicentro, a iniciativa é um exemplo a ser seguido. “Eu penso que nós estamos colocando em prática o que se discute na teoria sobre a tríplice hélice, que é essa proposta de inovação. Hoje nós estamos demonstrando, em conjunto com outros órgãos e outras entidades a importância da academia para o desenvolvimento da cidade e da região”, afirmou o professor.

 

A Repinho, que é associada ao CTP, através do termo de cooperação, cedeu à Universidade o seu espaço dentro da sede do parque. Agora, a Unicentro terá a oportunidade de desenvolver suas atividades e pesquisas a partir do espaço na sede, em conjunto aos vetores do parque, além de usufruir de toda a infraestrutura disponível no CTP.

 

No perímetro do parque tecnológico estão instaladas instituições como o Instituto de Pesquisa Genômica (IPEC), o Câncer Center do Hospital São Vicente de Paulo, startups de diversos setores, que fazem parte do Vale do Genoma, além de outras instituições de ensino e pesquisa. Desta maneira, percebe-se um ambiente propício para o desenvolvimento de pesquisa nas áreas citadas pelo termo de cooperação.

 

Para a professora e pesquisadora do curso de medicina da Unicentro, Renata Marino Romano, o evento representa um importante avanço para as pesquisas do câncer na região. “Vai possibilitar o desenvolvimento de novos métodos e diagnósticos, de aprimoramento e de tratamento. Então, vai ser um laboratório muito importante e que vai agregar, tanto para a universidade quanto para a sociedade, um retorno em pesquisa. Não só na área da saúde, aqui a gente está abrindo um espaço, inaugurando algo que toda a expertise da universidade vai poder estar sendo utilizada num contato mais direto com a sociedade”, apontou a professora. 

 

A expectativa é que, por meio deste projeto, seja possível gerar resultados significativos que beneficiem a comunidade local e atraiam novos pesquisadores e empresas para a região.

 

O Cilla Tech Park acredita que apoiar iniciativas que estimulam o trabalho conjunto entre diversos setores, em prol do desenvolvimento da cidade e região, contribui para a construção de futuros melhores para a nossa sociedade.

Confira as últimas
notícias & eventos

mapa
Copyright 2023 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por FUEL AGÊNCIA WEB