10 de maio de 2024
Ana Laura
O Programa Coonecta é uma iniciativa da Cooperativa de crédito Sicredi Planalto das Águas PR/SP em parceria com o Celeiro de Inovação do Cilla Tech Park, Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, prefeituras e demais apoiadores. O projeto trabalha as temáticas de cooperação, sustentabilidade, inovação, empreendedorismo, marketing digital, oratória e gerenciamento de projetos.
Em 2022, a primeira edição contemplou os estudantes da 2ª série do Ensino Médio das escolas estaduais do Município de Pinhão e em 2023, o projeto foi em parceria com a Prefeitura Municipal de Turvo. Neste ano, o Coonecta está sendo realizado com a Prefeitura de Manoel Ribas, com sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, a Associação Comercial e Empresarial de Manoel Ribas, Acimar, o Colégio Estadual Profª Reni C. Gamper e com o Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Manoel Ribas – CEEPA.
Para a Pedagoga e Coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária e do Curso Técnico Agrícola, Fernanda Camila Sehenem Willemann, o Coonecta impacta positivamente a vida de todos os participantes. “É de extrema importância os alunos participarem de iniciativas como essa, pois agrega muito na bagagem de conhecimento deles, sem contar que são temáticas que devem ser trabalhadas nos dias atuais pensando não só no nosso presente, mas também no nosso futuro”, comentou.
No primeiro módulo, os estudantes conheceram o aterro sanitário de Manoel Ribas. “Os alunos puderam entender como que funciona todo o contexto da reciclagem, dos resíduos de toda população, já foi o impacto, que muitos deles nem sabiam como que funcionava essa questão, pra onde que ia o que a gente costumeiramente chama de lixo e que se a gente souber separar pode se transformar em renda para uma parcela da população lá e minimizar o impacto do meio ambiente.” comenta o Gerente da área de relacionamento da cooperativa do Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Michael Bueno.
O segundo módulo foi realizado no Celeiro de Inovação do Cilla Tech Park e Lucas Balceviz, estudante do colégio Reni Correa Gamper, que esteve aqui pela primeira vez, acredita que o local fornece uma boa estrutura a todos e que muitos projetos podem ser desenvolvidos.
“Estou no segundo ano do técnico em desenvolvimento de sistemas e no nosso projeto Conecta está sendo muito voltado a questão do meio ambiente, da sustentabilidade e é algo que eu acredito que no futuro se todos os projetos que nós estamos tendo agora forem aplicados e executados corretamente no futuro será um futuro melhor que agradará a todos.”
Sobre a visita ao aterro sanitário, Lucas comentou que foi algo muito chocante, que fugiu da sua realidade, que ver os trabalhadores em condições perigosas e o lixo, mudou alguns atos, como lavar as caixas de leite antes de descartar, separar o livro e reciclar, para ele, o projeto Conecta está criando uma ponte, onde a realidade é percebida.
De acordo com a Psicóloga e Assessora pedagógica do Celeiro de Inovação do CTP, Isabela Edling essa é a terceira edição do projeto Conecta, sendo de extrema importância o impacto causado na vida dos adolescentes:
“Mostrar pra eles essa cultura da inovação, o que eles podem e o que isso proporciona pra eles, e o que proporciona para onde eles moram e ver que essa expansão no programa, como ela está surgindo e como ela está se tornando agora. É gratificante de ver que eles realmente estão se tornando potenciais dentro da cidade deles. A gente ta ali trabalhando esse potencial de talentos, formando e retendo esses talentos pra que eles consigam realmente ter uma visão de futuro diferenciada.”
O Coonecta segue com diversas ações e com novidades nesta 3ª edição. Parcerias como esta proporcionam a sociedade melhores futuros.
CONTATO