20 de dezembro de 2023
Ana Laura
Nesta terça-feira, 19, foi divulgado o Decreto Nº 10993, de 2023, que cria o Parque Tecnológico Cilla Tech Park no Município de Guarapuava, nos limites do Bairro Cidade dos Lagos, com o objetivo de promover pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, além de estimular cooperações entre instituições de pesquisa, universidades e empresas.
O decreto se baseia nas disposições da Lei Municipal n.º 3.446, de 26 de abril de 2023, que trata do estabelecimento de loteamentos planejados e inteligentes, incorporando inovações tecnológicas e abrigando Parques Tecnológicos. Além disso, tem base na Lei Federal nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, e na Lei Complementar Federal nº 182, de 1º de junho de 2021, que incentivam fortemente a pesquisa, inovação e empreendedorismo como vetores de desenvolvimento econômico e social.
O principal objetivo do Cilla Tech Park é fomentar a participação dos pesquisadores no desenvolvimento de estudos em conjunto com o setor produtivo. Isso não apenas impulsionará a inovação, mas também estabelecerá um terreno fértil para a criação de novos empreendimentos baseados em tecnologia.
Embora possua uma área de abrangência específica no Bairro Cidade dos Lagos, não está limitado a este espaço. O Parque Tecnológico interage com todo o município, incentivando uma cultura empreendedora e promovendo o ecossistema de inovação em toda a região.
O decreto possibilita o estímulo e o fortalecimento da competitividade, do desenvolvimento da inovação e facilita a aproximação entre universidades, institutos de pesquisa e as empresas instaladas.
Para o CEO do Cilla Tech Park, Paulo Alvim, o novo decreto clarifica o Decreto nº 8023, de 16 de junho de 2020, agora revogado. “Da clareza onde será aplicado, isto dá mais segurança jurídica aos empreendedores que sabem como podem se beneficiar de 4 incentivos tributários dados pela Prefeitura Municipal”, afirma.
Paulo Alvim também destaca que com estas iniciativas, Guarapuava oferece um ambiente favorável para empresas inovadoras, reduzindo os riscos associados e fornecendo apoio por meio de uma rede de atores no ecossistema educacional, científico e tecnológico da região. Essa sinergia entre diferentes setores impulsiona a inovação e proporciona a sociedade melhores futuros.
Acesse o decreto completo: https://ctp.org.br/wp-content/uploads/2023/12/Decreto-No-10993-CTP.pdf
CONTATO