10 de outubro de 2024
Ana Laura
Na quarta-feira, 9 de outubro, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Guarapuava deu início à Semana de Inovação do Paraná com o evento InovaTech: Fórum de Ciência, Inovação e Tecnologia. O Inova Tech reuniu especialistas e líderes para discutir o futuro da tecnologia e da inovação, destacando a importância das parcerias entre academia e setor privado. Foram abordados também temas como captação de recursos, financiamentos e investimentos para novas tecnologias, visando fomentar um ecossistema de inovação sustentável.
Segundo o diretor da UTFPR Guarapuava, Marcelo Granza, o evento surgiu da iniciativa dos Centros Acadêmicos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia Mecatrônica para trazer um evento diferente que abordasse a importância da inovação. “Ao invés de, simplesmente, fazer um evento expositivo, buscamos fazer uma plenária, onde as pessoas pudessem discutir, trazer suas perguntas e trazer pessoas notavelmente reconhecidas”, explicou.
O painel contou com a presença do Prof. Dr. Rigoberto E. M. Morales (UTFPR-CT, NUEM com projetos em parceria com Petrobras, Equinor e Total), Dr. Gustavo Morello (Vale do Genoma, Ipec), Prof. André Soares (Metodologias de Ensino Inovador – UTFPR-GP), Eng. Lisiane Astarita (Banco de Desenvolvimento Regional do Sul) e do Msc. Paulo Alvim (CEO do Cilla Tech Park).
Para Paulo Alvim, o evento foi de grande importância, pois integrou todos os atores do Ecossistema de Inovação de Guarapuava e abriu a Semana de Inovação do Paraná no município. “Com acadêmicos e o Ecossistema todo presente foi uma oportunidade única de troca de experiências”, garantiu.
Após o painel, foi realizada a apresentação do Pré-SEI, Seminário de Extensão e Inovação, com foco em estratégias de inovação aberta e parcerias entre diferentes atores do ecossistema de inovação. A palestra de encerramento foi com o Prof. Dr. Rigoberto E. M. Morales, que falou sobre a pesquisa aplicada desenvolvida no NUEM, suas parcerias estratégicas, e as oportunidades de colaboração .
O CTP segue com ações inovadoras e, em especial para a Semana de Inovação do Estado do Paraná, terá as seguintes atividades:
CONTATO