6 de dezembro de 2024
Ana Laura
O 6º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná, promovido pelo Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação (SEPARTEC+), está ocorrendo em Londrina nos dias 6 e 7 de dezembro de 2024. O evento também faz parte do Festival Internacional da Inovação de Londrina (Fiil), que ocorre entre os dias 5 e 8 de dezembro. O festival oferece uma variedade de atividades, incluindo palestras, workshops e hackathons, com foco em temas como inovação, govtechs e cidades inteligentes. No espaço colaborativo, Arena Paraná, conta com apresentações de projetos que destacam o potencial do estado em tecnologia e inovação.
A cerimônia de abertura do Encontro de Parques, contou com a presença de importantes autoridades, incluindo os secretários estaduais Aldo Nelson Bona, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Alex Canziani, Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (Sei). Durante seus discursos, as lideranças destacaram novos projetos voltados para o desenvolvimento econômico e tecnológico do estado.
No Encontro, foram entregues os certificados para os novos ambientes de inovação credenciados em 2024. Guarapuava se destacou como o segundo município com o maior número de credenciamentos, totalizando 68 ambientes, incluindo pré-incubadoras, incubadoras, centros de inovação, hubs de inovação, aceleradora, etc. Em 2023, Guarapuava contava apenas com 11 ambientes credenciados.
O Secretário Alex Canziani, parabenizou Guarapuava pelo feito. “A cidade de Guarapuava, ficou a segunda em todo o estado do Paraná, mostrando toda a pujança que tem o ecossistema, mostrando todo o trabalho que se desenvolve ali na região e acima de tudo, o comprometimento com as lideranças. Cumprimento todos que estão trabalhando muito para transformar cada vez mais a nossa querida cidade de Guarapuava num grande motor de desenvolvimento e também da inovação no Estado do Paraná”, finalizou.
O Ecossistema de Guarapuava, em caravana do Separtec em parceria com Sebrae, contou com a representação de diversas empresas e instituições ligadas ao Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do município e com professoras da rede municipal de ensino, que credenciaram seus laboratórios como Espaços Makers. Para a Presidente do Fórum, Ana Klosouski, este é um momento especial “Com a certificação desses 58 ambientes de inovação nós mostramos a força e a sinergia do nosso Fórum CTI, onde todos os atores trabalham juntos para promover o desenvolvimento de Guarapuava, através da Ciência, Tecnologia e Inovação”, afirmou.
Para o Secretário Aldo Nelson Bona, Guarapuava é um ator importante no processo de promoção da inovação nos ambientes. “Nós temos lá agora no total 68 ambientes promotores de inovação credenciados, espaços makers nas escolas, uma iniciativa importantíssima, mais de 40 espaços. A gente precisa trabalhar com as novas gerações o tema do empreendedorismo inovador, a conexão com a oportunidade de empreender e gerar novos negócios que ajude o estado a se desenvolver como um todo. Essa iniciativa de ter esses espaços dentro das escolas incentiva e estimula a criatividade das crianças no processo de criação”, garantiu.
Segundo a professora do Laboratório de Informática da Escola Municipal São Pedro, Josiane Maria dos Santos, os alunos participaram do processo para o credenciamento e o resultado positivo foi muito significativo. “Quando veio essa proposta, a gente abraçou com as duas mãos. A gente busca mais, por eles, pelos nossos alunos, então a gente está hoje aqui muito ansioso, por conta desse credenciamento, porque a gente tem um olhar muito esperançoso para 2025 e para dar esse feedback para eles”, explicou.
O Encontro proporciona aos participantes a chance de se conectar com outros ambientes inovadores e participar de uma programação com atividades, palestras e painéis sobre novas ações e tendências no universo da inovação. Um dos destaques deste ano é o lançamento do Edital para seleção da segunda turma do Curso de Especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação, além do Programa Startups de Classe Mundial. Essas iniciativas visam fortalecer a colaboração entre os diferentes setores envolvidos na inovação no Paraná.
A realização do Encontro Estadual de Parques Tecnológicos representa uma oportunidade para fortalecer a tríplice hélice, ou seja, a colaboração entre universidades, governo e setor privado. O Encontro segue neste sábado, 7, com uma programação repleta de novidades e tendências do universo da Ciência, Tecnologia e Inovação.
CONTATO