13 de novembro de 2024
Emilly França
O Cilla Tech Park (CTP) recebeu, na última segunda-feira (11), a visita da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e de gestores da Google América Latina, Brasil e Paraná. O encontro foi organizado pela Secretaria do Planejamento, em parceria com a Seti e o objetivo foi explorar oportunidades de cooperação em projetos de pesquisa e desenvolvimento em áreas como biotecnologia, saúde, ciência de dados e inteligência artificial.
Na oportunidade, os visitantes conheceram a estrutura do parque e também as atividades desenvolvidas pelo Instituto de Pesquisa Genômica (Ipec). Além disso, o encontro proporcionou a oportunidade de discutir colaborações futuras e o papel da tecnologia no desenvolvimento regional. Para o próximo ano, com apoio do Governo do Estado, a Google, em parceria com demais gestores, articula implementar iniciativas de pesquisa no Paraná.
Para Paulo Alvim, CEO do CTP, a visita foi significativa não apenas para o desenvolvimento local, mas também para a integração de novas tecnologias nos setores público e privado da educação, promovendo um ecossistema mais integrado e inovador. “A gente apresentou para eles a ideia de trabalharmos com os Espaços Makers das escolas públicas, que foram credenciados (pelo Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec)) este ano. Assim, poderíamos trabalhar soluções Google para 44 escolas. Eles sinalizaram positivamente”, contou.
Além disso, discutiu-se as possibilidades de desenvolvimento científico no Paraná a partir de parcerias com as instituições de ensino superior públicas de Guarapuava, Unicentro e UTFPR. Também foi pontuada a possibilidade de inclusão das três instituições de ensino superior privadas do município.
Integrar as tecnologias da Google em ambientes de inovação fortalece e sustenta os ecossistemas locais e oferece um diferencial competitivo para as empresas associadas ao CTP. “Para nós aqui do parque, foi muito importante essa conversa e a gente acredita que isso vai desdobrar para o próximo ano e será positivo para toda a cidade e região”, concluiu Paulo Alvim.
Essas conexões promovem melhores futuros para a sociedade.
CONTATO