17 de setembro de 2024
Ana Laura
Realizada no final de agosto, a formatura dos estudantes da primeira edição do Programa Capacita Tech faz parte de uma iniciativa fruto da colaboração entre a Fundação Banco do Brasil e o Cilla Tech Park (CTP). O projeto visa enfrentar os desafios da desigualdade de gênero na área de tecnologia e promover o desenvolvimento da comunidade indígena de Turvo. Para isso, propomos capacitar e empoderar jovens meninas do ensino médio e técnico, proporcionando-lhes oportunidades equitativas de desenvolvimento pessoal e profissional.
“Participar do CapacitaTech foi uma realização muito grande. A gente trabalhou por um ano nesse projeto com o CTP e ver o que ele transforma na vida das pessoas é muito gratificante”, relatou Sandra Valéria Ferreira, gerente de relacionamento da agência Corporate Banking Campos Gerais do Banco do Brasil em Guarapuava (PR). “A gente tem muito o que agradecer pelo processo de aprendizagem coletiva com a Fundação Banco do Brasil e a gente tem certeza que criou um caminho novo”, conclui Paulo Alvim, presidente do CTP.
O Programa Capacita Tech, que teve início no primeiro semestre de 2024, tem como objetivo preparar e capacitar cerca de 60 adolescentes, grupo formado por jovens e mulheres indígenas do ensino médio e técnico, para o universo da inovação e tecnologia. Com um foco em valorizar talentos individuais e potencializar habilidades, o programa ofereceu aos participantes uma ampla gama de conhecimentos e práticas essenciais para o desenvolvimento no setor tecnológico.
Daniela Kramer, estudante do CapacitaTech, considera que o programa foi fundamental para desenvolver habilidades e promover autoconhecimento. “Realmente no começo do curso eu criei uma expectativa alta e que ainda assim foi superada. Foi um curso maravilhoso, que me ajudou a perder o medo de falar em público e em conhecer meus pontos fortes e fracos.”
Durante a cerimônia de formatura, os jovens tiveram a oportunidade de prestigiar uma apresentação cultural do Coral Infanto Juvenil Maestro Silvino Antônio Turco, assistir depoimentos de alguns estudantes e ouvir relatos de lideranças envolvidas no projeto. A parceria entre a Fundação Banco do Brasil e o Cilla Tech Park se mostrou um grande sucesso, evidenciado pelo entusiasmo e pela evolução demonstrada pelos alunos.
Eventos como a formatura do Programa Capacita Tech celebram o sucesso dos participantes, mas também reforçam o compromisso com a educação e o futuro da tecnologia. Eles oferecem uma plataforma para o networking, promovem a cultura da inovação e contribuem para a construção de um futuro mais brilhante e tecnológico para a sociedade.
Cilla Tech Park (CTP)
É um parque tecnológico de quarta geração fundado em 2020 por um grupo de 14 organizações, entre empresas, universidades e entidades de classe de Guarapuava (PR), com o intuito de articular a realidade regional às agendas globais. O CTP é administrado por
uma associação sem fins lucrativos e faz parte de um distrito tecnológico responsável por absorver as demandas locais, mapear recursos e estruturar ações de inovação para o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação do Vale do Genoma. O Cilla Tech Park tem em perspectiva obter o reconhecimento de ser um ambiente empreendedor, ao promover a prosperidade e o desenvolvimento regional por meio da inovação tecnológica, e da valorização do talento humano.
Vale do Genoma
O Paraná se tornou em 2021 sede de um ecossistema de inovação voltado à pesquisa genética e inteligência artificial, aplicadas à saúde. Chamado de Vale do Genoma, a iniciativa foi instalada em Guarapuava (região Centro-Sul do Paraná), e tem como objetivo estabelecer um polo de startups na área genômica, englobando meio ambiente e agropecuária.
CONTATO