27 de maio de 2024
Ana Laura
Na sexta-feira, 24, a equipe do Cilla Tech Park fez a entrega de cubos infinitos 3D no Colégio Estadual Cívico-Militar Professora Leni Marlene Jacob. A demanda chegou ao Espaço Maker do CTP pelo professor do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Bruno Souza, o qual trabalha no Colégio Leni com estudantes que possuem espectro autista, em diferentes níveis.
Os cubo infinito produzidos no Espaço Maker, são móveis e vieram para diversas direções, alterando seu formato de retangular para quadrado e vice e versa, sendo um ótimo objeto para usar em momentos de ansiedade, estresse para relaxar ou apenas para brincar e descontrair.
Segundo Bruno, Gustavo, um de seus estudantes, possui muitas estereotipias (repetições) “Ele ficava mordendo as garrafinhas, lápis, aí eu comecei pesquisar e tinha os cubos para ansiedade e tudo, eu encontrei um cubo e trouxe”.
Após isso, os estudantes se interessaram e os auxiliou na questão de estereotipia, as quais são movimentos repetitivos comuns em pessoas com autismo. Normalmente, elas acontecem quando a pessoa recebe muitos estímulos ao mesmo tempo e precisa de ajuda para controlá-los.
Dessa forma, o professor percebeu dentro da sala de aula que o objeto auxiliaria os estudantes e entrou em contato com o Cilla Tech Park, para produzir um cubo infinito para cada um.
O Maker do CTP, Jhonnathan Ferreira, atendeu a demanda e produziu os cubos que agora já estão com os estudantes.
Isso desperta ao parque tecnológico a ideia de colocar em prática mais oportunidades de auxiliar as pessoas e em como utilizar essa tecnologia para trazer benefícios para a população.
Para promover a cultura de inovação, impulsionar o empreendedorismo de base tecnológica, o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em Guarapuava, o Cilla Tech Park conta com a parceria da Prefeitura de Guarapuava na realização das ações em prol do município.
CONTATO