7 de maio de 2024
Ana Laura
O espaço maker, que faz parte do Cilla Tech Park, através do Maker Jhonnathan Ferreira, produziu uma prótese em 3D para estudante do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
O Cras trouxe a demanda com o principal ponto de trazer mais independência para o estudante, que usa cadeira de rodas e possui alguns movimentos limitados. Como tem uma certa mobilidade na mão, o Centro de Referência buscou uma forma de proporcionar essa autonomia.
Jhonnathan fez uma pesquisa aprofundada para o desenvolvimento do suporte, essa etapa foi muito importante para a concretização da prótese. O profissional também utilizou sua própria mão para ver a melhor forma anatômica do encaixe, para que fosse possível a criação para o estudante.
Já existiam alguns suportes comuns, mas a maioria não eram acessíveis para o aluno, pois não poderiam ser molhados, não poderiam ser de espumas e nem de borracha, sendo necessário que encaixasse cem por cento na mão do estudante, com um velcro. Com as técnicas e possibilidades da modelagem e impressão 3D, Jhonnathan criou uma peça ideal e personalizada para o estudante.
“Quando surgiu essa demanda do suporte, dessa prótese para auxiliar o aluno, foi preciso pesquisar a melhor forma de fazer e encaixar na mão, a melhor forma de se produzir um suporte para ele poder utilizar, não somente para escovar os dentes, mas também para alimentação.” comentou o Maker Jhonnathan Ferreira.
Segundo Jhonnathan, a principal vantagem da prototipagem é poder criar um protótipo rápido para testes, mas com a tecnologia e os materiais que temos hoje, não é só mais os objetos de teste que são criados, mas o produto em si que é possível até ser colocado em uso.
Isso tem despertado no parque tecnológico a ideia de colocar em prática mais oportunidades de auxiliar as pessoas e em como utilizar essa tecnologia para trazer benefícios para a população.
CONTATO