10 de abril de 2025
Ana Laura
Nos dias 8 e 9 de abril, o Ecossistema de Inovação de Guarapuava construiu os Planejamentos Estratégicos para o ano de 2025. O primeiro encontro, realizado no Cilla Tech Park, foi voltado para a construção do planejamento da Rede de Habitats de Guarapuava. O município em 2024, ficou em segundo lugar no estado, com o maior número de ambientes promotores de inovação cadastrados no Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec). Mas para as ações se efetivarem e que cada ator não trabalhe de forma isolada, os membros do Sebrae PR e da Rede de Habitats do Sudoeste do estado, trouxeram exemplos e a metodologia para mostrar como os ambientes de Guarapuava podem se conectar para que o Ecossistema de Inovação local se desenvolva e todos cresçam de forma conjunta.
Para o Gestor de Projetos de Inovação do Sebrae, Elizandro Ferreira (Kaxa), é um prazer poder auxiliar no processo da implantação da Rede de Habitats de Inovação de Guarapuava,apresentando algumas práticas e cases da Rede de Habitat do Sudoeste e Sul do Paraná. “Trazendo essas boas práticas, replicando esse modelo da rede de habitat e o fato de a gente estar fazendo esse primeiro encontro dentro do principal ambiente de inovação que nós temos aqui em Guarapuava, que é o Cilla Tech Park, acho que faz total sentido”, comentou.
No encontro do dia 9, realizado no Aeroporto Eventos, foi o momento para os membros do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação pensarem nas ações de impacto para 2025. Em ambos os encontros, os participantes trabalharam em grupos temáticos e planejaram atividades que estimulem a inovação, criem uma trilha para as empresas e ideias inovadoras seguirem e que possibilitem que todos trabalhem de forma colaborativa.
Segundo o Consultor do Sebrae/PR, Heverson Morigi Miloch, é importante colocar todos os membros para trabalharem juntos e pensarem nas atividades. “É um trabalho fundamental para que a gente possa colocar todos esses ambientes com um único propósito, a fim de que o plano, os planejamentos, as ações, possam chegar em quem precisa e desenvolver todo esse território, desenvolver todas essas empresas”, afirmou.
Tanto a Rede de Habitats, como o Fórum de CT&I, seguem com as ações para que o planejamento estratégico seja colocado em prática e transforme toda a sociedade.
CONTATO