30 de agosto de 2022
Ana Laura
Nos dias 26, 27 e 28 de agosto, foi realizado o Techstars Startup Weekend Pato Branco e Sebrae e Cilla Tech Park proporcionaram que os representantes do ecossistema de inovação de Guarapuava participassem dessa jornada intensa de 54 horas voltada para o desenvolvimento de ideias inovadoras.
A comitiva de Guarapuava foi composta por 20 membros, entre eles estavam alunos e professores de todas as instituições de ensino superior, representantes de empresas, do Cilla Tech Park, Celeiro de Inovação, Núcleo Regional de Educação e da Prefeitura.
Segundo Juliano Lima do Sebrae, que estava à frente do evento em Pato Branco, a presença da equipe de Guarapuava foi importante para a troca de conhecimento, além de fortalecer os ecossistemas. “Nós vemos essa participação com grande valia, porque isso gera uma conexão e integração entre todos os ecossistemas locais e regionais do estado e o resultado disso é o fortalecimento do ecossistema estadual do Paraná”, garante.
O Startup Weekend começou na noite de sexta-feira, 26, onde os participantes apresentaram mais de 50 ideias e dentre as 11 mais votadas foram colocadas em prática. Os participantes se dividiram nas equipes conforme a sua preferência nos temas das ideias.
Sábado foi voltado para o desenvolvimento e a validação da ideia. As equipes aprimoraram o problema, algumas pivotaram, ou seja, mudaram a ideia ou o foco, desenvolveram a marca da Startup e saíram a campo para pesquisar, validar e até vender o produto. Segundo Fernando Guiné Junior, Fundador e Diretor Administrativo da Volga Seleção e Treinamento, que participou da equipe que desenvolveu a Ambes, plataforma voltada a saúde mental, essa experiência foi muito rica e desafiadora, onde pode aprender mais sobre mundo das startups e principalmente como trabalhar em equipe nesses momentos de tensão.”É uma experiência que vou levar para a minha vida como empreendedor e também para a minha vida pessoal, porque esse convívio extremo e desafiador foi muito importante para o meu crescimento”, finalizou.
Domingo, durante o dia, foi o momento para construir e testar o pitch, que consiste em uma apresentação para vender a ideia. A noite foi a apresentação final do Pitch e a premiação. Richard Liberati, aluno de Publicidade e Propaganda da Unicentro e estagiário do Cilla Tech Park, encarou pela primeira vez a apresentação do pitch, ele estava representando a Startup Beer Hub. Segundo ele, não foi uma tarefa fácil, mas recebeu muito apoio da equipe e dos mentores do evento. “A Jessica Ceni, que sugeriu a ideia da Startup, me deu uma aula de storytelling antes de eu apresentar, ensaiei muitas vezes e pedi muitas opiniões, estava nervoso mas quando subi no palco, receber o apoio da galera foi o empurrãozinho que faltava para eu conseguir executar o pitch”, contou.
Os membros do ecossistema de inovação de Guarapuava aprenderam muito, criaram muitas conexões, networking e aproveitaram ao máximo o evento. Dentre as três ideias ganhadoras, o primeiro e o terceiro lugar contavam com membros de Guarapuava em suas equipes. Para além de tudo isso, essa participação tem como principal objetivo tornar a comitiva de Guarapuava em mentores num Startup Weekend de Guarapuava. “Vamos fazer um Startup Weekend aqui e esperamos que o pessoal de Pato Branco venha participar também, para que continuemos a fortalecer os ecossistemas do estado, é dessa forma que trazemos a cultura da inovação para todos”, garantiu Krishna Lorenzo, Coordenadora de Empreendedorismo, Novos Negócios e Comunicação e membro da Startup Influ, ganhadora do 3º lugar.
#cillatechpark #swpb #swpb2022 # swpb22 #swquack #swpatobranco #sebrae #techstars #oracle
[:en]
CONTATO