14 de março de 2025
Bruna Guzzo
No dia 13 de março, o maker Jhonnathan Ferreira realizou a primeira entrega de uma das próteses de mão que recebeu pelo projeto LN4 Hand Project em Guarapuava. O jovem Bernardo Izidoro Camargo Mendes, de apenas 11 anos, que não possui o antebraço e a mão direita, foi o beneficiado e recebeu o dispositivo com entusiasmo.
“Vai ajudar muito no dia a dia”, afirmou Bernardo, empolgado com as novas possibilidades proporcionadas pela prótese.
Para a mãe de Bernardo, Déborah Izidoro Camargo Mendes, esse momento foi especial não apenas pelo impacto direto na vida do filho, mas também pelo potencial inspirador que a história de Bernardo pode ter. “Acredito que, além de ajudar muito ele, também pode influenciar outras pessoas a procurarem saber mais sobre essa opção e como isso pode melhorar o dia a dia delas”, afirmou.
A prótese, desenvolvida pelo projeto LN4 Hand Project, é uma mão mecânica simples, durável e de baixo custo, criada com o objetivo de atender pessoas que não têm acesso a soluções mais avançadas. Essa iniciativa global é mantida por voluntários e doadores, e conta com o apoio de embaixadores como Jhonnathan Ferreira, analista maker do Cilla Tech Park, que lembrou de Bernardo ao receber as próteses e entrou em contato com a família para viabilizar a entrega, além de atuar diretamente na montagem e adaptação do dispositivo.
Essa entrega marca um passo importante na parceria entre o LN4 Hand Project e o Celeiro de Inovação do Cilla Tech Park, que busca levar tecnologias acessíveis e inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Jhonnathan e o CTP seguem em busca de mais pessoas que possam se beneficiar com as próteses, promovendo mais inclusão e autonomia para quem mais precisa.
CONTATO