23 de novembro de 2023
Ana Laura
(imagens Sebrae/Pr)
Nos dias 21 e 22 de novembro, foi realizado o 5º Encontro de Parques Tecnológicos do Paraná em Guarapuava, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. O evento é promovido pelo Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec), Governo do Paraná e Sebrae, em parceria com os ecossistemas de inovação.
O evento teve como objetivo unir academia, mercado, sociedade e governo para fortalecer a colaboração e promover a troca de experiências, conhecimentos e oportunidades.
Durante o encontro, foram entregues os certificados para os 188 ambientes promotores de inovação credenciados, este ano, pelo Separtec. Foram 11 ambientes credenciados em Guarapuava. O Cilla Tech Park foi reconhecido como Parque Tecnológico em Operação e o Celeiro de Inovação do CTP, como Espaço Maker.
PRÊMIO HABITATS DE INOVAÇÃO 2023 SEBRAE/PR
Na programação, foi realizada também a entrega do Prêmio Habitats de Inovação 2023 do Sebrae Paraná. A premiação teve como objetivo reconhecer os ambientes de inovação de diferentes regiões do Estado, nas categorias de pré-incubadora, incubadora, aceleradora, parque tecnológico, centro de inovação, espaço maker e coworking. Os ambientes inscritos foram avaliados por uma banca examinadora, formada por especialistas dos ecossistemas de inovação.
Na premiação regional, o Cilla Tech Park levou o prêmio nas categorias parque tecnológico, espaço maker, com o Celeiro de Inovação do CTP e coworking. No âmbito estadual, foi premiado pelo parque tecnológico e pelo coworking.
Para o diretor geral do Cilla Tech Park, Paulo Alvim, além do resultado da premiação, a submissão ao prêmio em que foi necessário descrever e comprovar ações, efetividade, entre outros requisitos, também teve grande importância. “Além de ser um estímulo ao trabalho da equipe, também foi um processo de aprendizado. Ele (o processo de submissão do prêmio) foi conduzido em paralelo com o processo de credenciamento do Separtec, então a gente aprendeu muito nos dois, o que é muito bom, ver todos os esforços da equipe serem recompensados, reconhecidos”, afirmou Paulo.
Para a diretora do Celeiro de Inovação do CTP, Isabela Queiroz, o prêmio valida a integração entre as ações que o Celeiro desenvolve junto com atores do ecossistema de inovação de Guarapuava como empresas, academia, escolas, governo e a sociedade. As atividades voltadas a educação empreendedora, modelagem e impressão 3D, jornadas inovadoras, promovem conexões valiosas, que impulsionam a inovação na cidade e região.
Essa premiação reflete no trabalho árduo da equipe em promover a inovação, ciência e tecnologia para toda a sociedade. O prêmio além de reconhecer esse esforço, traz a certeza de que o CTP está no caminho certo para promover a sociedade melhores futuros.
ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO DE GUARAPUAVA
Guarapuava teve um painel voltado ao ecossistema local e pode apresentar as ações realizadas em prol da ciência, tecnologia e inovação. O Painel “Ecossistema de Inovação de Guarapuava”, contou com a moderação do Gestor de Projeto do Sebrae PR, Agenor Felipe, fala do Presidente do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, Thiago Pfann, do Secretário Municipal de CT&I, Sávio Denardi, do Secretário Municipal de Educação, Pablo Almeida, do CEO do Cilla Tech Park, Paulo Alvim, da Vereadora Bruna Spitzner, da Coordenadora do Curso de Engenharia de Software do Centro Universitário Campo Real e Coordenadora da incubadora Evolve da Campo Real, representando as universidades de Guarapuava, Isabelle Cordova, do cientista e pesquisador do Instituo para Pesquisa do Câncer, Ipec Guarapuava, Dr. Luis Gustavo Morello.
Para o Presidente do Fórum CT&I, Thiago Pfann, o evento proporciona aos ecossistemas se inspirarem nas ações uns dos outros e fortalece a inovação local. “Encontrar com os outros ecossistemas, aqui em Guarapuava, intensifica o sentimento de pertencimento daqueles que são daqui e participam do nosso movimento, mas também ajuda a divulgar àqueles que moram aqui que algo de novo e bom está sendo feito pela cidade, por uma união de diversas cadeias (ou hélices). Além de que, com tudo que foi mostrado sobre políticas públicas, extensão do conhecimento, ambientes públicos e privados de inovação, apresenta na prática que os diversos elos estão interligados e conectados, cumprindo cada um o seu papel da maneira que tem condições de fazer”, explica Thiago.
Para Ana Cláudia Klososki, vice-presidente do Fórum CT&I, “Apresentar as principais ações no Encontro de Parques tecnológico foi muito importante para consolidação do ecossistema de Guarapuava, que já está em fase de desenvolvimento. Estamos estabelecidos e em total sinergia para desenvolvermos a economia do conhecimento em nosso município, tornando Guarapuava um dos melhores lugares para se viver.”
Assim como a temática do evento, “Academia, Mercado, Sociedade e Governo: conexão para impulsionar a inovação no Estado do Paraná”. O ecossistema de Guarapuava compreende a necessidade do trabalho em conjunto de todos esses membros, proporcionando a inovação em todos os âmbitos, criando um espaço propicio para a criação de novos negócios e para o desenvolvimento regional.
CONTATO