13 de novembro de 2023
Ana Laura
Na última quinta-feira, dia 09 de novembro, foi realizada a Final do Circuito de Inovação da Unicentro em parceria com o Celeiro de Inovação do CTP. O projeto teve por objetivo, uma jornada de ideação voltada às áreas de: Inovação, Tecnologia, Saúde, Indústria, Transformação Digital e Empreendedorismo. Os 20 estudantes selecionados fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava e são estudantes do 1º ano do Colégio Leni. Ao total, foram realizados 11 encontros, para que os estudantes entendessem a proposta, fossem instruídos e pudessem desenvolver seus projetos.
O primeiro lugar foi premiado com um curso de línguas da Unicentro, uma visita técnica na área do projeto apresentado, mentorias para a consolidação da ideia e um headset e os vencedores foram os integrantes da equipe Planeta Verde.
Carlos Rafael Silva dos Santos, um dos integrantes da equipe vencedora, explicou que a ideia de projeto deles é reciclar esponjas que são descartadas no meio ambiente. “Com algumas pesquisas, a gente teve a ideia de pegar as esponjas porque elas são descartadas e não são reutilizadas”, explicou o estudante. A partir de agora, a equipe será acompanhada pelo Celeiro de Inovação e pelo InovaLab para concluir o projeto. O InovaLab, laboratório de inovações da Unicentro, surgiu tendo em vista que hoje as grandes mudanças e transformações do mundo corporativo no mundo dos negócios.
Para Igor Rafael França, integrante da equipe Corações em Harmonia, que propôs um aplicativo que visa cuidar da saúde mental dos estudantes, a experiência foi muito agregadora. “Foi muito legal, achei uma oportunidade maravilhosa. Foi muito bom vir aqui pra aprender mais sobre o empreendedorismo e eu achei uma experiência incrível para eu ter mais comunicação, meu diálogo melhorou mil vezes”, afirmou o aluno.
Apesar de a equipe não ter sido vencedora, Igor contou que pretendem continuar com o projeto. “Vamos continuar. Mesmo que não seja a equipe vencedora infelizmente, queremos continuar com o nosso projeto porque não foi só por uma competição, nós queremos realmente ajudar as pessoas que estão precisando”, finalizou o adolescente.
De acordo com o Vice-Reitor da Unicentro, o Professor Ademir Fanfa Ribas, o projeto visa criar a cultura do empreendedorismo e inovação, para estimular jovens e adolescentes que serão futuros alunos da universidade. “A grande importância de você ter atividades de empreendedorismo e inovação é que nós temos que criar uma nova cultura dentro de nossos jovens. O emprego se modificou, não existe mais empregos formais como existia nas gerações anteriores. Hoje é tudo voltado a rapidez do negócio, a comodidade nas ações do consumidor, então, a cultura de inovação, a cultura de empreendedorismo, tem que estar dentro das escolas”, comentou o professor.
O Celeiro de Inovação participa de ações como esta, pois acredita que ao promover a inovação desde a base, será possível proporcionar a sociedade melhores futuros.
CONTATO