Cilla Tech Park participa da 75º Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

28 de julho de 2023

Ana Laura

Nesta quinta-feira, 27, a equipe do Cilla Tech Park se deslocou até a UTFPR em Curitiba para participar da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É o maior evento científico da América Latina e têm como objetivos principais expor as diversas atividades voltadas a Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, debater políticas públicas e compartilhar as novidades científicas e tecnológicas. 

A feira é dividida entre SBPC Jovem e SBPC, onde estava localizado o estande do Governo do Paraná. No espaço foram expostas as diversas iniciativas que o estado apoia e tem colocado em prática, em prol da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. Dentro do estande, o Cilla Tech Park teve um espaço para apresentar para pesquisadores, professores, empresários, estudantes de escolas e universidades, as ações realizadas em busca do desenvolvimento regional. 

“Trouxemos aqui o Cilla Tech Park e o deixamos à disposição para somar forças. Tivemos várias reuniões muito importantes com o Governo do Estado e com outras entidades do setor privado e vamos levar muitas melhorias para Guarapuava e região”, explica o Presidente do CTP, Vilso Dubena. 

As reuniões citadas por Vilso, tiveram como foco discussões importantes sobre os próximos passos para o Vale do Genoma. 

O Vale do Genoma é um ecossistema de inovação, que tem início e sede na cidade de Guarapuava, mas sua atuação abrange todo o Estado. “A origem do Vale do Genoma tá no Cilla Tech Park. É claro que o Vale do Genoma é um projeto do Paraná, mas o grande hub do Vale do Genoma é o Cilla Tech Park, é a cidade de Guarapuava”, afirma o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.  

O ecossistema é voltado a pesquisa genética e inteligência artificial e tem o objetivo de transformar os papers (pesquisas) em produtos que melhorem a qualidade de vida das pessoas.  “Nos próximos anos, se Deus quiser, o Paraná vai criar muita riqueza a partir dessas iniciativas do Cilla e a região de Guarapuava, que já está se transformando, vai se transformar cada vez mais”, garante Ramiro. 

O Cilla Tech Park faz parte da governança do Vale do Genoma e tem papel de fomentar o empreendedorismo e a inovação. Segundo o Secretário Executivo do Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec), José Maurino Oliveira Martins, os parques tecnológicos são instrumentos e uma peça fundamental para o ecossistema. “No parque tecnológico nós vamos conseguir trazer para este território as startups, as incubadoras que vão, de alguma maneira, fomentar, apoiar e incentivar essas empresas, que vão transformar toda essa pesquisa, aplicada no caso do Genoma, em negócios”, afirma. 

Uma das pautas da reunião do Vale do Genoma foi as boas-vindas do Conselho Curador aos membros do Comitê Executivo do Vale do Genoma, que além das instituições como o Centro de Inovação no Agronegócio (CIAG), Cilla Tech Park (CTP), Fundação Araucária (FA), Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (IPEC), Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SIMT), Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), fazem parte agora também o Instituto de Desenvolvimento de Rural (IDR), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), o Instituto de Tecnologia do Paraná (TecPar), o Instituto SENAI de Inovação (ISI-Senai-RJ), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz) e a Fundação Unimed. 

Na reunião estavam presentes Vilso Dubena, Presidente do Cilla Tech Park, Geri Dutra (CTP), Diretor do Vale do Genoma, Tsen Chung Kang (FSNT) secretário do Vale do Genoma, Marcos Aurelio Pelegrina (SETI) 1º Coord. De Parcerias do Vale do Genoma, Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária, Luis Gustavo Morello (IPEC) 2º Coord. De Parceria do Vale do Genoma, Silvestre Labiak Jr. (UTFPR), Membro Convidado, Jaiesa Nadolny (TecPar), Membro Convidado, Marcelo Távora Mira (PUC-PR), Membro Convidado, Jose Maurino (Separtec), Michael Douglas (Sebrae) e André Almeida Gonçalves (Tahech/Vuello). De forma remota também participaram Paulo Alvim (CTP), Membro Convidado, David Livingstone (IPEC), Vice-Diretor do Vale do Genoma, Odacir Antonelli (Repinho, Cilla), Franklim Shunjiro Nishimura (Grupo Jacto) e Gustavo Sera (IDR). 

Todas essas pessoas e entidades estão trabalhando para que o ecossistema, que conta com 300 pesquisadores da área de genômica e com suporte de parque tecnológico, incubadoras, aceleradoras e ventures, esteja bem estruturado e funcione da melhor forma. Ao trabalhar em conjunto, se torna possível a criação de novas tecnologias e novos negócios, que vão proporcionar a sociedade melhores futuros. 

Quer saber mais sobre a dinâmica do ecossistema e como você pode fazer parte dele? Acesse: https://www.seti.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2023-02/vale_do_genoma.pdf 

Confira as últimas
notícias & eventos

mapa
Copyright 2023 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por FUEL AGÊNCIA WEB