22 de fevereiro de 2024
Ana Laura
Os Acadêmicos de Administração da Unicentro, Beatriz Cristina de Oliveira, Emanuele Gerais Chagas e Gustavo Christian da Silva, entraram em 2023, no Cilla Tech Park, para realizar o estágio e construir o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Segundo Gustavo, eles ainda não tinham a dimensão do que era um parque tecnológico e tudo o que é feito no CTP. “Diferente de uma empresa tradicional, o CTP abriu portas […] a minha visão mudou bastante em relação a inovação, a tecnologia, o que um parque tecnológico pode oferecer para a população e para o ambiente tecnológico em si”, afirmou.
O estudo realizado teve como objetivo mapear os processos organizacionais do CTP, analisar os ambientes interno e externo, identificar pontos fortes, pontos a melhorar, ameaças e oportunidades, analisar elementos da qualidade de vida do trabalho e propor sugestões. Além de conhecer os processos do CTP, os acadêmicos também compreenderam toda força inovadora da região. “Não sabia que Guarapuava estava querendo inovar. Com a realização do nosso estudo, aprendi bastante, conheci que um parque tecnológico é o ambiente que vai promover a inovação. Sem palavras para descrever todo o conhecimento que a gente adquiriu durante o estudo”, garantiu Emanuele.
Para Beatriz, o estágio no CTP foi fundamental para a sua formação profissional. “A gente sabia que seria uma experiência muito diferente de fazer o estágio numa empresa tradicional. Tenho certeza de que os três saem daqui como profissionais muito mais completos”, finalizou.
Durante o estudo, os acadêmicos observaram diversos aspectos e realizaram pesquisas, entrevistas e análises com a equipe. Em 8 de novembro, encerraram o período de estágio e focaram na finalização do TCC.
No dia 06 de fevereiro, o CEO do CTP Paulo Alvim e o Secretário Executivo, Matheus Onofre, acompanharam a apresentação para a banca avaliadora e a aprovação do TCC, intitulado Mapeamento e Melhorias de Processos Organizacionais: Um Estudo no Cilla Tech Park.
Para que toda a equipe pudesse conhecer os resultados obtidos e pôr em prática as sugestões, os estudantes realizaram uma apresentação exclusiva no dia 20 de fevereiro. Segundo a equipe, foi importante ter uma visão de fora, para que pudessem fortalecer os pontos positivos e incorporar as sugestões de melhoria dos pontos fracos.
O Cilla Tech Park agradece aos acadêmicos por escolherem o parque tecnológico como objeto de estudo e por difundirem as ações de todo o ecossistema de inovação no ambiente acadêmico. Juntos proporcionamos a sociedade melhores futuros.
CONTATO