A formação buscou capacitar equipes de educadores e gestores para que a sustentabilidade seja trabalhada com os estudantes

5 de agosto de 2024

Emilly França

(Reportagem por Ana Laura Becker e Emilly França)

 

O Projeto Cientista Kids é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que tem o objetivo de estimular a investigação e o interesse pelo estudo das ciências na comunidade escolar. Para preparar e capacitar os professores nas tendências da sustentabilidade, inovação e tecnologia foi realizada uma formação em parceria com o Sicredi e o Celeiro de inovação do CTP.

 

As atividades foram sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, trabalhados com os embaixadores dos ODSs, os Smurfs. Na formação, os professores pensaram soluções para problemas do cotidiano, como acúmulo de garrafas pets ou roupas com defeitos de costura/tecido comprometido nas casas. De acordo com cada situação, os participantes colocaram em prática o uso dos 7Rs da sustentabilidade, que são: repensar, recusar, reduzir, reparar, reutilizar, reciclar e reintegrar.

 

Para Amanda Guiné Finger, Assessora da Educação Infantil da Secretaria de Educação de Guarapuava, a formação foi importante para trazer às equipes da rede pública um olhar mais aguçado no que diz respeito à sustentabilidade e à inovação. “Essa parceria tanto com o Sicredi, quanto com o Cilla traz inovação, qualificação e melhora ainda mais a nossa educação, com realidade e inovação, porque a gente preza muito pela questão da sustentabilidade”, contou.

 

Elizangela Krachinski, Assessora da Área do Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi Planalto das Águas, reforçou a importância de trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “A gente tá aqui realizando atividades com os professores, com a formação do Cientista Kids pra ajudar eles no desenvolvimento dos projetos nas escolas, para levar a frente os ODSs e sustentabilidade pras escolas municipais de Guarapuava”. 

 

Uma das palestrantes foi a professora da Unicentro, a Drª Maruilse Leineker que também é Assessora Pedagógica do Programa União Faz a Vida, do Sicredi. Em seu pós-doutorado pesquisa como a metodologia do Programa pode contribuir para o desenvolvimento dos ODSs, especialmente no que diz respeito à formação e educação continuada dos professores. “Eu fui convidada para falar um pouquinho a respeito da pesquisa, falar um pouquinho sobre como ela está sendo desenvolvida e contribuir também na formação dos professores aqui do município de Guarapuava”, comentou. 

 

Trabalhar a formação de professores que atendem o ensino infantil e fundamental permite que os pequenos cresçam entendendo a sustentabilidade e como exercê-la na prática. Com iniciativas como essa, o CTP auxilia na promoção de conhecimentos e apoia a construção de futuros melhores.

 

Confira as últimas
notícias & eventos

mapa
Copyright 2023 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por FUEL AGÊNCIA WEB