20 de julho de 2023
Ana Laura
Nos dias 12 e 19 de julho foi realizada a Jornada de Férias, ofertado pelo Celeiro de Inovação do CIlla Tech Park. O Celeiro é o braço educacional do CTP, é onde os estudantes de escolas e instituições públicas e privadas recebem mentorias, cursos, formações em temas ligados ao empreendedorismo, tecnologia e inovação.
A jornada de Férias teve como o objetivo ofertar para as crianças, de 6 a 12 anos, atividades que estimulem a criatividade, durante o período em que estão afastadas as aulas.
Para Rafael Host Lopes, assistente maker do Celeiro, a Jornada impacta e mudar a visão de das crianças e adolescentes sobre diferentes conceitos para que eles possam entrar nesse mundo da inovação.
As jornadas foram sobre Cidades Inteligentes, onde foi apresentada a importância sobre o conceito para que as crianças e adolescentes estejam preparados para lidar com os desafios e as oportunidades deste novo modelo. Robótica Arduino, onde tiveram a introdução da plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto que permite a programação de projetos interativos. A tecnologia incentiva o pensamento criativo e o raciocínio lógico. Modelagem 3D, em que conheceram o funcionamento da impressora, sendo estimulados a criar e imprimir objetos. Experimento Barquinho Elétrico, onde puderam aprender sobre o funcionamento de pequenos motores e colocaram em prática de forma segura e divertida.
Para o professor universitário e pai de um dos participantes, Dirceu Pereira da Silva, a iniciativa da Jornada foi muito interessante e como ele mesmo já atua com Arduino em seu trabalho, achou interessante que o filho entrasse em contato com o sistema de forma divertida e dinâmica. “Em casa ele queria ficar só no celular, videogame e achei que essa atividade seria bem mais produtiva e como trabalho com Arduino, achei que é uma coisa legal pra ele melhorar o raciocínio, pensar e vai fazer bem para ele”, afirmou.
Para Isabela Valentina Leal de Barros, participante da atividade, foi muito legal aprender e, segundo ela, faria novamente a oficina . “Eu achei muito legal, divertido, todos foram muito queridos. A gente aprendeu a mexer na impressora 3D e fazer chaveirinhos na impressora”, comentou. Para a Aline Franciele Leal de Barros, mãe de Isabela, foi uma oportunidade de colocá-la em contato com o universo tecnológico. “Achei uma oportunidade excelente e única, um dia diferente pra ela e foi uma degustação para ver se é algo que ela quer pro futuro”, explicou.
O Cilla Tech Park acredita que é trabalhando desde a base que será possível proporcionar a sociedade melhores futuros!
#cillatechpark #celeirodeinovacao #educacao
CONTATO