Inovações que marcaram a Copa do Mundo

21 de novembro de 2022

Ana Laura

Bem-vindos a nossa série especial de reportagens sobre a Copa do Mundo. Alguns de vocês podem se perguntar, mas o que o parque tecnológico tem a ver com futebol? E essa série de reportagens é exatamente para mostrar como inovação, tecnologia e empreendedorismo estão em todos os espaços.

A Copa do Mundo, segundo a Secretaria de Educação do Paraná, foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da FIFA, Federation International Football Association, e a primeira edição foi realizada no Uruguai em 1930. A inovação sempre esteve presente no futebol, como na criação das bolas, dos uniformes, dos estádios e nos diferentes recursos que foram sendo aplicados nos jogos. Com a criação do campeonato mundial, não só os times inovaram mas também as cidades, países, empresas e meios de comunicação.

No ramo da comunicação, uma das inovações mais marcantes na copa foi em 1958 quando as partidas começaram a ser televisionadas. Mesmo ano em que o Brasil foi campeão e teve o Pelé compondo a seleção. Na copa de 1970, foi a primeira vez que os jogos foram transmitidos ao vivo em cores.

Marcas como a Adidas, ganharam força no campeonato. A Seleção Alemã ganhou a Copa de 1954 com um sapato especial produzido por Adi Dassler, a chuteira possibilitava a troca dos cravos para melhor desempenho em campo molhado. Atualmente a Adidas produz as bolas oficiais da competição. Cada ano a empresa busca melhorar a performance da bola, usando tecnologias de ponta. Após a Copa na África, em que a bola da Adidas era um pouco imprevisível e contou com reclamações dos goleiros, pesquisadores da Nasa decidiram analisar a bola feita para a Copa no Brasil, colocando-a na câmara de teste de aerodinâmica, garantindo assim que a bola de 2014 era mais estável e previsível. Outra importante tecnologia que foi efetivamente utilizada na copa deste ano foi o Goal-line technology, que basicamente é um chip instalado na bola que emite um sinal para o relógio do árbitro toda vez que a bola cruza o plano de gol. 

Na copa de 2018, foi implantada a tecnologia de Video Assistant Referee, VAR, para garantir uma partida mais justa, dando a oportunidade do árbitro rever o lance por vídeo e avaliar se o passe foi válido ou não. Agora para a Copa de 2022 no Catar, o árbitro vai contar com mais uma ferramenta no VAR, o impedimento automático, que contará com 12 câmeras posicionadas sob o teto do estádio para monitorar o movimento dos jogadores de forma mais rápida e inteligente.

Essas tecnologias e muitas outras surgiram na busca de solucionar problemas usando tecnologia e inovação, assim como o parque tecnológico e todo o ecossistema de inovação da região buscam juntos criar soluções criativas para atender os problemas locais. 

Na próxima semana, vamos falar sobre como a tecnologia e inovação são aplicadas nos estádios das Copas do Mundo. 

#cillatechpark #copa #copadomundo #seleçaobrasileira #qatar #catar #brazil #brasil #futebol #soccer #jogos #figurinhadacopa #worldcup #copacatar #tecnologia #inovação #futuro

Confira as últimas
notícias & eventos

mapa
Copyright 2023 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por FUEL AGÊNCIA WEB