Celeiro de Inovação do Cilla Tech Park tem Analista de Impressão 3D credenciado pelo MEC

10 de outubro de 2023

Ana Laura

O espaço maker do CTP, o Celeiro de Inovação, é onde a inovação e a tecnologia se conectam com a educação. O Celeiro busca promover a geração de novos talentos desde as crianças, adolescentes e a comunidade em geral. É um ambiente promotor de jornadas empreendedoras e inovadoras que visam transformar a cultura de inovação de Guarapuava e região. 

 

Para passar o melhor conteúdo nas jornadas e trazer o que tem mais de inovador no mercado, a equipe do CTP está em constante formação. O Analista Maker do Celeiro, Jhonnathan Ferreira, é Licenciado em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, pós-graduado em Metodologia do Ensino de História e Geografia, Modelador formado pelo Curso de Modelagem Álvaro Ribeiro, possui mais de 15 anos de experiência como artista plástico trabalhando com Clay, Casting e Fundição e é mestre artesão na confecção de bonecos de StopMotion.  Para aprimorar ainda mais suas habilidades, Jhonnathan realizou recentemente o curso Faixa Preta em Impressão 3D, reconhecido como curso de extensão universitária pelo MEC, da FaCiência, e agora é credenciado como Analista de Impressão 3D. “O curso Faixa Preta, além de me credenciar, me agregou mais conhecimento sobre o fatiador que eu utilizo”, afirma. 

 

Para Jhonnathan, o curso foi importante para legitimar toda a bagagem que construiu durante seus anos de experiência. A profissão é relativamente nova e antes não havia muitas opções de formações que oferecessem diploma reconhecido. “Por causa da questão da profissionalização, ele me legisla como profissional na minha área que eu atuo há tanto tempo. […] O curso inteiro tem reconhecimento do MEC, no final você faz uma prova e essa prova é que dá o direito de você ter o diploma.”, garante. 

 

Esses aprimoramentos são essenciais para manter a qualidade dos projetos do Celeiro de Inovação e manter o compromisso de promover um espaço tecnológico e inovador. “Aqui (no Celeiro) a gente tá formando tanto o professor, quanto o profissional que vai empreender na área. […] A gente já é uma referência em Guarapuava, então tendo uma certificação, eu posso legitimar o meu trabalho aqui dentro”, explica. 

 

O Analista Maker, além de ensinar professores e estudantes a modelar e imprimir na impressora 3D, ensina sobre robótica e outras tecnologias da área maker, participa na criação de projetos que apoiam universidade, escolas e empresas. O projeto da Cabeça 3D (já reportado aqui) foi modelado e impresso por Jhonnathan em parceria com a UTFPR de Guarapuava. A cabeça tem sido utilizada em diversos projetos voltados à questão sonora pelo pessoal de engenharia.  

 

Quando a inovação e a tecnologia caminham com a educação, construímos e proporcionamos a sociedade melhores futuros. 

 

Confira as últimas
notícias & eventos

mapa
Copyright 2023 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por FUEL AGÊNCIA WEB