A jovem empreendedora e inovadora, Hayat Darwich Gomes recebeu mentorias do CTP

13 de dezembro de 2023

Ana Laura

A Shams Hay é uma empresa de cosméticos desenvolvidos com extrato da erva-mate e é um exemplo de empreendedorismo jovem e inovação. Hayat Darwich Gomes, aos 15 anos começou a analisar a possibilidade de inovar a partir da erva-mate. A adolescente, na época, pensava em cursar medicina, mas a vontade de ter seu próprio negócio e o momento da pandemia mudaram seus planos. “Quando começou a pandemia, eu comecei a ir para a fazenda com o meu pai […] que eu não tinha costume de ir antes e a gente começou a plantar erva-mate. Ele falou […] “Você tinha a ideia de abrir um negócio, você não quer estudar para ver o que você pode abrir?” E daí, a partir disso, eu fui estudar o que eu poderia fazer com a erva-mate para abrir um negócio”, conta.

 

Foi a partir de pesquisas sobre as possibilidades com a planta, que Hayat descobriu que poderia criar uma marca inovadora de cosméticos. “Tinha algumas publicações, no Google mesmo, dizendo que poderiam ser feitos cosméticos a partir de erva-mate, por conta dos benefícios. Com isso, eu entrei em contato com a Maqueli, que é uma pessoa de Guarapuava, que ela planta erva-mate, para a gente bater um papo, para eu entender um pouco mais, porque eu tinha 15 anos e eu não entendia muito nem do mundo de cosméticos, nem de erva-mate.”, explica.

 

Com os contatos, Hayat chegou na química que atua na marca atualmente e pode desenvolver a sua marca. Aos 17 anos, Hayat já não pensava em cursar mais medicina e sim administração. “Eu queria entender mais desse mundo da administração, para eu poder cuidar da marca, então a minha faculdade também foi uma consequência de abrir meu negócio”, garante.

 

Após pesquisas, diversos testes e construção da marca Shams Hay, o e-commerce abriu oficialmente em 19 de outubro de 2023. Segundo Hayat, a linha de cosméticos busca usar os benefícios da erva-mate, mas mantém fragrâncias florais e cores que não remetem ao chimarrão. “A ideia foi desmistificar isso, trazer um novo mundo para a erva-mate […] nossa marca é tudo na cor rosa com dourado”, explica.

 

A empresa possui laboratório próprio, onde são desenvolvidas as fórmulas para os produtos a partir do extrato de erva-mate. Segundo a jovem empreendedora, sua marca se propõe a criar produtos limpos, sem químicos e componentes danosos para a pele, além de serem veganos e sem crueldade animal. “A gente preza também por essa sustentabilidade”, afirma.

 

Agora Hayat quer expandir seu mercado e escalar com seu produto, assim chegou até o Cilla Tech Park. Com conexões do ecossistema de Inovação de Guarapuava, a jovem empreendedora chegou até o CEO do CTP, Paulo Alvim, que tem dado mentorias para a empresa se desenvolver na região e no mundo.

 

O Cilla Tech Park busca impulsionar a inovação e apoiar os novos negócios. Se você tem uma empresa inovadora, entre em contato e se conecte com o Parque Tecnológico de Guarapuava, vamos juntos proporcionar a sociedade melhores futuros.

Confira as últimas
notícias & eventos

mapa
Copyright 2023 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por FUEL AGÊNCIA WEB